Bombando Horrores » Blog Archive » Otimizando seu blog
Otimizando seu blog

Resolvi dar inicio à uma sessão de posts dando dicas pra vocês sobre ferramentas de blogs, disign e tudo relacionado à otimização de blogs. Vou dar dicas básicas até porque eu não sou muito boa com explicações, então tenham paciêcia hehe
Vou começar pelo básico do básico, dizendo o que EU não gosto e acho que não fica legal em blog. Parece bobo mas muitas meinas cometem esses errinhos e outras dicas pra otimizar mesmo,então vamos lá.

- Não curto blogs com fundo dos posts preto. Acho que pesa demais pra quem está lendo, cansa a vista mesmo sabe, o ideal é que os posts tenham fundo branco. Outro ponto que pode cansar o leitor é a fonte, ela deve ser em tamanho padrão, tipo de 12 à 14px não mais que isso pois fica esteticamente feio e a cor também deve ser básica, tipo cinza escuro ou preto não precisa aquele carnaval todo (a menos em algumas palavras pra destaque).
O blogspot tem, na opção “Design do modelo”, como mudar as cores, fontes e tamanhos de tudo (fonte, larguras dos posts, etc) facilmente. Usem esta ferramenta ao seu favor.

- É preferível que o link para comentar fique à baixo do post. Ler o post e ter o link para comentários no final é bem melhor e mais prático do que voltar ao início pra cometar ne.

- Ainda falando sobre comentários, volta e meia entro em algum blog do blogspot e não posso comentar porque simplesmente não tem a opção de comentar com “Nome/Url”. Acho isso muito chato, por que não é todo mundo que tem conta no google, e outra, é bem melhor comentar com seu nome já linkado pro seu blog né?!
Quem não sabe fazer isso, basta ir em Configurações > Comentários > Quem pode comentar? > Qualquer um – inclui usuários anônimos. Simples assim! ;D

- “Continue lendo” sabe o que é ODIAR isso? Pois eu odeio hahaha. Não tem nada mais chato do que ter que clicar em leia mais e ser redirecionado para o post completo. A menos que esse tal link abra sem carregar outra página (você clica e o restante do post aparece logo abaixo), ou se o post for muito grande, contendo muitas fotos, aí até que vale.
Também é o que acontece com os posts em resumo, detesto! É muito mais válido seu blog ter os post completos na página inicial, isso prende mais o leitor, faz com que ele leia os outros posts também (ou pelo menos olhe tudo).

- Muitas postagens na página inicial é algo que eu acho – não errado mas que pesa na hora do carregamento do blog. Tem blogs que entro e a barra de rolagem fica enorme, não gosto. Prefiro colocar no máximo 10 posts por páginas (no meu coloco 5) e claro, não esqueça do link de navegação.

- O link de navegação é aqueles que ficam no final do blog, indicando “posts recentes” “posts anteriores” ou até uma paginação bonitinha. Pra quem usa o blogspot, ele já vem com aqueles links de “Posts anteriores” no final né, mas quem quer dar uma mudada pode tentar este tutorial . Já pra quem usa wordpress (com hospedagem paga) esse aqui é bem simples.

- Use botões de compartilhamento no final dos seus posts. O blogspot já tem essa opção, caso ela não esteja aparecendo no seu blog, vale dar uma olhada nesse tutorial.

- A qualidade das fotos que você posta também é um ítem muito importante, de que adianta ta com o blog bonitinho, post bom e as imagens serem micro ou desfocadas? Escolha imagens de resolução boa mas não tão grandes ou tão pequenas. Quando a foto é grande demais o blogspot tende à diminuí-la automaticamente fazendo com que fiquem pequenas demais nos posts. E quando ela é pequena ele pode aumentá-la e assim perde a qualidade. O ideal é que as imagens tenham a largura um pouco menor que a largura da área dos posts. Vou falar mais sobre esse assunto num próximo post.

- Quer que sua foto apareça nos comentários? Então clica aqui

- Quer algumas dicas de como customizar seu layout free do wordpress? Clica aqui. Vou até fazer a segunda versão desse post!

Bem, essa foram só algumas dicas para iniciar esta sessão. Deixem suas dúvidas e pedidos nos comentários que eu prometo responder tudo em um próximo post.
Espero que gostem.

Beijo

Comentários:

32 comments para “Otimizando seu blog”

    Gravatar Carolina Lima
    14 outubro 2011

    Adorei as dicas!!!
    Quero maiss!!!
    Beijos
    Carol

    [Responder]


    Gravatar Amanda Rangel
    14 outubro 2011

    Jeh,
    a gente se parece MUITOOO, me identifiquei muito com as coisas que você disse!
    odeio quando o botão de comentar está em cima do post, poxa a gente leu o post todo e ainda tem que subir todo o post novamente para poder comentar? não rola né?
    e os comentários do blogger, que a gente tem que fazer login? poxa isso é muito chato, o que custa colocar o nome/url, as vezes as pessoas não entendem que fica mais fácil e ficam com medo por conta de spams, ou então que tem que colocar imagens de segurança, eu odeio isso, mas tem alguns blogs que por eu amar tanto e querer comentar, eu termino colocando com minha conta google mesmo assim!
    Não gosto também de posts resumidos, poxa que preguiça, não é muito melhor colocar o post todo para ler? e o continue lendo que abre em outra página, da vontade de você fechar na hora o post! euheuheuhe
    Amiga desculpa o tamanho do coment!

    beijos e continua com esses posts, adorei!
    :D

    [Responder]


    Gravatar Thaís Araújo
    14 outubro 2011

    Ótimas suas dicas. Seria tão bom se todo mundo seguisse elas, né.. rs! E a cara nova do blog ficou linda!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    [Responder]


    Gravatar Tata
    14 outubro 2011

    Adoreiiiiii as dicas….. e concordo em tooodassss com vc!!!
    Por falar nisso… amei a carinha nova do blog…. ficou suupe fofa!!
    Bjooo

    [Responder]


    Gravatar Tamara Brandolin
    14 outubro 2011

    o que eu mais odeio eh entrar em blogs que tem 303210123110 links de propaganda na lateral , e só copiam posts de outros blogs , eu acho que isso faz a blogueira perder totalmente a credibilidade. Podia comentar isso tbm neh, que pra mim que tbm sou blogueira , considero que eh o que faz a pessoa perder mais pontos.
    E concordo com todas as dicas em genero e grau ! :) bjoos

    [Responder]

    Jéssica Chan Resposta:

    Ah sim, essa parte de plágio tbm acho inaceitável! E concordo ctg em relação à propagandas! Vou falar mais disso ;D

    [Responder]


    Gravatar Diise Franca
    14 outubro 2011

    Adorei Jéssica. Sou novata na blogsfera e estou adorando as dicas! Os tutoriais vão me ajudar muito…fico feliz em saber qque estava seguindo todas suas dicas sem saber! Continue com essa tag, vou adorar…;)

    [Responder]


    Gravatar Amanda
    14 outubro 2011

    Adorei as dicas! Só acrescentaria uma coisa: Tirar aquelas palavrinhas de confirmação, porque, olha…

    Beijos, Amanda,
    http://corujaando.wordpress.com

    [Responder]

    Jéssica Chan Resposta:

    eéé tbm detesto ahahah esqueci desse detalhe!

    [Responder]

    Lannara Resposta:

    Queria encomendar com você um layout. Entra em contato, por favor. Obrigada. Beijinhos

    [Responder]


    Gravatar Helena
    15 outubro 2011

    Gostei muito das dicas!
    Gosto do seu blog!!!

    XOXO
    http://foreverfashion-2011.blogspot.com

    [Responder]


    Gravatar Lannara
    15 outubro 2011

    Oii, tudo bem? Achei o seu blog e adorei. Adorei suas dicas e seu trabalho. Até entrei em contato com você, porque quero fazer o orçamento de um layout pra mim. Aguardo contato. Beijinhos. ;*

    [Responder]


    Gravatar Keyla
    15 outubro 2011

    Otimas dicas, fala mais sobre o blogspot especificamente!!

    [Responder]


    Gravatar Patricia
    15 outubro 2011

    O pior de tudo é blog que tem identificador de palavra pra comentar… E os de fundo preto. Fundo preto é tenso. Ótimas dicas, Jeh!
    :*

    [Responder]


    Gravatar diadebrilho
    16 outubro 2011

    Achei o post mt válido e concordo com vc!
    Jéssica, não é pedir mt, mais pedindo xD
    Tem dicas de fontes bonitinhas para usar nas montagens =D
    bjo

    [Responder]


    Gravatar Alba
    17 outubro 2011

    Eu tambem odeio o comentário acima do post, eu leio o post inteiro, ai tenho que subir a pagina inteira novamente para comentar.. ODEIO !
    beeeijos

    [Responder]


    Gravatar Carol
    18 outubro 2011

    Adorei as dicas Jéssica! bjs

    [Responder]


    Gravatar birapcbira
    18 outubro 2011

    valeu ótimas as dicas!

    [Responder]


    Gravatar Glena M.
    18 outubro 2011

    ótimas dicas!!!!
    Adorei o post, parabéns!

    Beijos, tenha uma ótima semana!

    [Responder]


    Gravatar amberhella
    19 outubro 2011

    concordo com as suas dicas Jéssica, comentar por baixo do post é sempre + fácil e fundos claros são mesmo os meus preferidos..e a qualidade das fotos NEM se fala né..eheheh mil beijos *

    [Responder]


    Gravatar Hannah Sá
    20 outubro 2011

    Adorei as dicas, estou aceitando críticas construtivas #sempre

    [Responder]


    Gravatar Ane
    20 outubro 2011

    Menina ótimas dicas, passado para conhecer aqui e adorando.
    Já estou seguindo para acompanhar as novidade.
    Parabéns pelo blog e sucesso.

    [Responder]


    Gravatar Carol Alfinetes de Morango
    20 outubro 2011

    otimo post
    bjos
    http://www.alfinetesdemorango.com

    [Responder]


    Gravatar Iasmin
    20 outubro 2011

    Oi adorei suas dicas, elas são simples mas ajudam muito em um blog,
    estou seguindo. Adorei seu espaço !

    [Responder]


    Gravatar
    20 outubro 2011

    Muito legal esse post, certeza que vai ajudar muita gente com as dicas! Concordo total o fundo preto e a qualidade das imagens! :)

    [Responder]


    Gravatar Marilia Sestari
    21 outubro 2011

    Concordo muito com você!
    Mas é aquilo né, vai do bom senso e do gosto de cada um :/

    Valeu as dicas ;]

    Beijão

    [Responder]


    Gravatar Naty
    23 outubro 2011

    li tudinhooooooooo
    e o meu tá super dentro dos conformes
    tem todos os requisitos hauahauhauahua
    adorei o post
    bjossss

    [Responder]


    Gravatar re
    23 outubro 2011

    eu adorei as dicas, e queria e perguntar como coloco a data dos meus posts do lado e não em cima do titulo?, obrigada

    [Responder]

    Jéssica Chan Resposta:

    é meio complicadinho, mas farei um post sobre isso, ja que mt gente tem dúvidas mesmo! ^^
    Beijos

    [Responder]

    re Resposta:

    muito obrigada, vou adorar saber

    [Responder]


    Gravatar Fernanda
    23 outubro 2011

    Amey todas as suas dicas, concordo com muita coisa, acabei de colocar os botoes de compartilhamento nas minhas postagens, obrigada!!!!

    [Responder]


    Gravatar Juliana kellen
    15 dezembro 2011

    adorei , acabei de fazer um blog no wordpress ! vou seguir todas suas dicas (:

    [Responder]


Comentar